BLOG

  • Pilates: Tratamento contra a depressão


    Não há uma receita mágica que garanta que estejamos livres da depressão, todos estão sujeitos a desenvolver, mas sabemos que alguns hábitos podem garantir a saúde física e mental e tentar  prevenir ao máximo que o indivíduo desenvolva a doença.

    Ter uma alimentação saudável e balanceada, ter um sono regulado, reservar um momento pra o lazer e a prática de atividades físicas são exemplos de ações que podem evitar crises depressivas.

    Os exercícios físicos já são indicados por médicos como parte do tratamento de diversas doenças como o diabetes e  as doenças cardíacas.

    E vem ganhando atenção também como aliado ao tratamento da depressão, interferindo nos sinais e sintomas apresentados pelos pacientes diagnosticados.

    Os sintomas da depressão são grandes obstáculos para que os pacientes iniciem ou não abandonem a prática da atividade física.

    O Pilates surge como uma das alternativas mais eficientes e recomendadas no combate desse mal.

    O método Pilates valoriza a individualidade, ou seja, a aula é planejada de forma específica e personalizada, respeitando os limites e condições físicas de cada um, mesmo quando praticada em grupos pequenos.

    E como qualquer outra atividade física, o Pilates libera endorfina e serotonina para o cérebro, que são substâncias responsáveis pela sensação de prazer  e bem-estar.

    A prática desenvolve a conexão corpo e mente através dos movimentos conscientes , eleva a autoestima, diminui os sintomas de ansiedade a partir de exercícios de respiração e que exijam concentração.

    Além de aumentar a autoconfiança, aliviar dores causadas por tensões musculares, ganhos de resistência muscular, mobilidade articular e flexibilidade, entre outros benefícios.

    O Pilates é uma ótima alternativa, pois desenvolve a conexão de corpo e mente, através de exercícios desafiadores que exigem concentração, elevando a autoestima e a autoconfiança, resgatando a sensação de “ser capaz”.

    Vale ressaltar que a atividade física é apenas parte do tratamento e é fundamental o acompanhamento com uma equipe de especialistas multidisciplinar.

    Agende sua aula experimental! (41) 99133-4396




    Fonte: www.blogpilates.com.br

    Pilates: Tratamento contra a depressão