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  • Trabalhando com Hipercifose no Pilates

    A hipercifose torácica é o aumento da curvatura na região das vértebras torácicas, pode ser patológica ou postural, neste texto iremos abordar a questão postural, influi diretamente no agravo da doença.

    Costuma ser mais frequente em mulheres, mas na realidade não é definida como uma patologia da coluna e sim uma posição em que o indivíduo realiza em suas atividades do dia a dia é que pode ser a causa dessa curvatura.

    Como tratar a Hipercifose com o Pilates


    Hipercifose no Pilates 1
    Exercícios que visam a estabilidade da coluna cervical e extensão da coluna torácica podem ser aplicados a indivíduos com Hipercifose torácica para fortalecer a musculatura estabilizadora da coluna cervical e ganhar mobilidade em extensão da coluna torácica.

    Hipercifose no Pilates 2
    Exercícios que combinam rotação e extensão da coluna torácica auxiliam no ganho de mobilidade da coluna torácica, além de realizar a rotação externa do ombro, realizando também o alongamento da cadeia anterior do tronco que se encontra encurtada devido a rotação interna  e protusão do ombro.

    Hipercifose no Pilates 3
    Exercícios visando o fortalecimento do power house ou core, além de manter a coluna neutra trabalham também a consciência corporal.

    Hipercifose no Pilates 4
    O trabalho de mobilidade integrada também se faz importante, neste caso podemos trabalhar mobilidade de ombro e cadeia lateral do tronco.

    Hipercifose no Pilates 5
    Exercícios para trabalho da musculatura estabilizadora da cintura escapular iram auxiliar na melhora da postura e fortalecimento de membros superiores.

    Hipercifose no Pilates 6
    Integrar força de membros superiores, flexibilidade e postura é tudo que um indivíduo com Hipercifose precisa.

    A posição dos ombros em rotação interna, além das alterações na coluna vertebral, corroboram com menor força nos membros superiores, além de sensação de cansaço nos membros superiores.
    Outro exercício indispensável é a prancha lateral, neste exercício trabalhamos o fortalecimento de membros superiores, estabilidade de ombro, cintura escapular e coluna vertebral, além da manutenção da postura.

    Ao trabalhar com Hipercifose torácica devemos priorizar a coluna neutra evitando exercícios que reforçam ainda mais o padrão de flexão da coluna torácica.

    Promover o equilíbrio entre mobilidade e estabilidade e não só da coluna vertebral mas também de todas as articulações, desenvolver força e resistência muscular a fim de promover a manutenção da postura através também do fortalecimento do power house.

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    fonte: www.blogpilates.com.br

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