BLOG

  • Pilates para deficientes físicos

    Pilates para deficientes físicos

    Logo na criação do método, Joseph afirmava que a Contrologia correspondia ao controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, ou seja, na utilização e aplicação de forma adequada de todos os princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto.

    Deste modo se caracterizava como a coordenação completa de corpo, mente e espírito, onde através do Pilates, qualquer indivíduo poderia alcançar o controle completo do próprio corpo, e com a rotina adequada de repetição dos exercícios chegaria a coordenação e ritmos naturais, adequando o consciente a todas os mecanismos inconscientes.

    Nesse sentido podemos pensar sobre o desenvolvimento do corpo humano desde a infância até o envelhecimento. Na infância, resguardando algumas exceções, a relação humana com o corpo, ainda em desenvolvimento, é livre, natural, plena.

    Esses princípios conforme o próprio Pilates acreditava, se aplica a todos.

    Todos os exercícios do método buscam reabilitar e fortalecer o corpo.

    Além disso, o Pilates para deficientes físicos traz autonomia, melhora a auto estima, e promove a socialização das pessoas com deficiência, que a partir dos movimentos, tem seus músculos fortalecidos.

    A Contrologia desenvolvida por Joseph Pilates, é um importante aliado no processo de reabilitação e pós-reabilitação nos casos de pós-cirurgias, lesões, complicações genéticas e articulares, inclusive os transtornos neurológicos.

    Os pacientes têm uma melhora na coordenação motora, e na postura além de mais força, equilíbrio e flexibilidade.

    Os movimentos realizados durante o Pilates proporcionam um alongamento e fortalecimento que podem parecer simples, mas agem no corpo de forma integrada e individualizada.

    É importante ressaltar que para qualquer atividade física, independente de qual seja, é necessário que o instrutor acompanhe de perto e monte treinos diferenciados para seus pacientes, isso porque os deficientes precisam de exercícios mais dinâmicos e lúdicos para que mantenham sua mente focada na atividade.

    Agende sua aula experimental! (41) 99133-4396


    Fonte: https://blogpilates.com.br/pilates-para-deficientes-fisicos/

    Pilates para deficientes físicos