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  • A importância da Atividade Física no Inverno

    A temperatura é uma variável crítica na saúde e na doença. A restrição da temperatura central do corpo humano dentro de um grau ou dois de 37 °C, que é a temperatura ideal para a função celular normal, ocorre de três maneiras. 

    Entenda porque é recomendável praticar e incentivar atividade física no inverno!

    O primeiro é o clima estável, que mantém as temperaturas na maior parte da superfície do planeta Terra dentro de uma faixa compatível com a vida humana. 

    O segundo é o sistema nervoso  autônomo, que reage de maneira robusta aos desafios térmicos, orquestrando um conjunto complexo de respostas neurais abaixo do nível da percepção consciente. 

    As respostas autonômicas ao estresse pelo frio incluem vasoconstrição cutânea para reter o calor corporal, bem como a termogênese metabólica e de tremores. 

    As respostas autonômicas ao estresse térmico incluem vasodilatação cutânea, que libera o calor pela perda de calor radiante e convectiva e sudorese, que libera o calor por evaporação. 

    O terceiro e talvez menos previsível é o comportamento humano, que responde ao estímulo sensório térmico, buscando calor ou frescor, mas que também é responsável por levar as pessoas a situações de estresse pelo frio ou pelo calor.

    Podemos destacar o Pilates como uma ótima atividade para enfrentar os dias frios e trabalhar o corpo e mente como um todo.

    O alongamento que o Pilates proporciona aos seus praticantes, ajuda a manter o alongamento da fibra muscular, diminuindo a tensão deles durante o inverno. Além do mais, proporciona consciência corporal, força muscular, melhora da capacidade respiratória e também uma sensação de bem estar.

    Os maiores benefícios do Pilates são, fortalecimento ósseo e muscular, aumento da mobilidade e flexibilidade, melhora da postura, disposição, concentração, melhora da auto estima, imagem corporal, redução de medidas e consequentemente bem estar.

    Todos os exercícios praticados no Pilates, proporcionam resultados eficazes para o desgaste das articulações. É indicado para pessoas de todas as idades, pois seus exercícios são de baixo impacto, com poucas repetições, conforme a necessidade de cada pessoa.

    Uma grande vantagem de praticar o Pilates no inverno é a prevenção de gripes, resfriados e vários problemas respiratórios, porque melhora o sistema imunológico.


    Podemos citar alguns benefícios do pilates:

    1. Alivio do estresse;
    2. Redução da irritabilidade;
    3. Melhora a qualidade do sono;
    4. Maior capacidade cardiorrespiratória;
    5. Melhora disposição, qualidade de vida e o condicionamento físico
    6. Estimulo a memória e coordenação motora;
    7. Relaxamento;
    8. Redução do risco de desenvolver outras doenças.
    A pratica de atividade física no inverno é um ótimo aliado para o aumento da temperatura corporal. É preciso movimentar-se, seja com alongamentos, caminhadas, academias, ou Pilates.

    Agende sua aula experimental! (41) 99133-4396

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