BLOG

  • Pilates no tratamento da Hiperlordose Lombar

       Atualmente as queixas de dores nas costas ocasionadas por desvios posturais vêm aumentando. Observa-se que o estilo de vida contemporâneo adotado com o uso prolongado de tablets, smartphones, posturas inadequadas, falta de atividade física, stress, fumo e obesidade prejudicam cada vez mais a saúde da coluna.Muitos trocaram a atividade física pelo uso de computadores, inclusive trabalhadores estão preferindo o home office ficando mais ligados as suas rotinas trabalhistas em frente ao computador. A sociedade tem ficado mais tempo sentada, gerando sobrecargas na coluna ainda mais quando não sentam de forma adequada.

      A coluna vertebral participa da proteção da medula e nervos espinhais, suporte de peso do corpo, promove aumento da flexibilidade no corpo, e tem um papel importante na postura e locomoção. Portanto, hábitos inadequados podem provocar desvios anormais na região ou tornar mais acentuadas as curvas (normais) já existentes, dentre essas alterações encontra-se a hiperlordose.


    Principais Causas da Hiperlordose Lombar

    • Má postura;
    • Obesidade;
    • Gravidez;
    • Deformidades genéticas;
    • Movimentos repetitivos;
    • Lesões;
    • Hérnia de disco (pela postura adotada para diminuir a dor);
    • Fraqueza e encurtamento de grupos musculares;
    • Espondilolistese (escorregamento das vértebras).

    Pilates para Hiperlordose Lombar: Como o Método pode ajudar?

    O método Pilates apresenta um infinidade de benefícios no tratamento da hiperlordose lombar pois trabalha o corpo de forma global e interessante, por ser uma técnica dinâmica que visa alongamento, flexibilidade e força.

    Se preocupando com as curvas fisiológicas do corpo e tendo como centro de força o abdômen sendo trabalhado em todas as atividades.

    Esta proposta de trabalho se pauta em atingir a plena saúde física, mental e espiritual através do exercício consciente.

    Segundo Dillman (2004), o principal objetivo do método Pilates é a centralização que visa desenvolver a força abdominal, resistência e controle para manter uma postura boa e preparar o corpo para realizar as atividades funcionais do cotidiano.

    A técnica apresenta uma ampla variedade de exercícios que ajudam a aliviar dores crônicas e prevenir lesões melhorando o condicionamento físico, consciência corporal, coordenação motora, e alinhando a postura.

    O aluno de Pilates nota desde o princípio a melhora da postura, pois desde as primeiras aulas os exercícios bem executados levam o corpo para o eixo vertical, fortalecendo a musculatura e levando ao alinhamento das articulações.

    Dessa forma, o indivíduo sente mais agilidade e harmonia nos movimentos, menos tensões musculares, e mais disposição para se manter na postura ereta. Com o passar do tempo vê-se a estabilização e relaxamento dos grupos musculares que estão envolvidos diretamente e indiretamente nas ações musculares para correta manutenção da postura.

    Então o método por atuar no praticante em todos os aspectos consegue atuar neste sistema de forma integral.

    Agende sua aula experimental! (41) 99133-4396

    Fonte: www.blogpilates.com.br


    Pilates no tratamento da Hiperlordose Lombar