BLOG

  • Benefícios do pilates para corredores

    Com essa alta incidência de lesões, principalmente nos joelhos, o Pilates para corredores pode ajudar e muito na preparação dos atletas, na prevenção de lesões e na reabilitação, caso já tenha lesão.

    Através dos princípios do método, que são controle de centro, concentração, respiração, controle, precisão e fluidez de movimento, o corredor tem muitos benefícios como:

    Melhora da postura: uma postura correta durante a prática da corrida resulta em um menor gasto energético, ou seja, melhora o desempenho e resultados.

    A postura de um corredor deve ser com tronco alinhado, cabeça erguida e olhar para frente, braços se movimentando ao lado do corpo com movimentos para frente e para trás sem cruzar na frente do corpo, pernas alinhadas, sem rotações dos joelhos e pés.

    Importante que a musculatura do core e coluna, estejam fortes para essa sustentação.

    Aumento da força e resistência muscular: importante nas corridas mais longas (por exemplo, de 21 quilômetros), que a musculatura precisa estar forte e resistente para superar aos estímulos sem fadiga.

    Melhora do alongamento: durante uma passada, quanto melhor o alongamento e mobilidade articular, mais qualidade e menor gasto energético o atleta terá. Além disso, um músculo alongado e forte de uma maneira equilibrada é um músculo de qualidade.

    Aumento da capacidade pulmonar: o Pilates desafia o praticante a se concentrar para realizar uma respiração diferente da que está acostumado durante o dia a dia.

    Nos tempos de muito stress que se vive atualmente, a respiração está cada vez mais no ápice do pulmão e mais curta, causando tensão nos ombros e pescoço.

    O Pilates para corredores desafia para uma inspiração mais prolongada e suave, aumentando a capacidade pulmonar de expandir a caixa torácica e expirar de maneira “potente” que elimine todo ar.

    Essa expansão torácica e respiração mais na base dos pulmões proporciona uma maior troca gasosa, ou seja, o corredor vai se favorecer de uma capacidade maior, melhorando a desempenho.

    Equilíbrio muscular: os músculos agonistas e antagonistas precisam ser acionados de forma equilibrada para que haja uma harmonia no movimento. Caso haja um desequilíbrio e determinado grupo muscular seja mais requisitado que outros, pode causar fadiga precoce, diminuindo a performance.

    O Pilates para corredores trabalha alguns exercícios de forma bilateral e em muitos outros unilateral, o que ajuda muito a detectar desequilíbrios e o instrutor pode orientar exercícios que vão resultar nesse benefício.

    Melhora da propriocepção, equilíbrio, controle motor e consciência corporal: esses benefícios acontecem ao realizar os exercícios de forma controlada e consciente, pensando no movimento coordenando com a respiração e acionando músculos de forma ativa.

    Além de ser em conjunto com o treinamento de equilíbrio que é utilizado para aumentar o estímulo ou grau de dificuldade, o controle motor e a consciência corporal evoluem de tal maneira que o aluno lembra-se do Pilates durante as atividades do dia a dia e também durante a prática da corrida.

    Prevenção de lesões e melhora da performance: um corpo mais alinhado, forte, flexível e equilibrado tem um gasto energético menor e os resultados são melhores, tanto para atletas de alto nível como amadores.

    Fonte: https://blogpilates.com.br/pilates-para-corredores/


    Agende sua aula experimental pelo whatsapp

     (41) 99133-4396 ou (41) 3027-3237

    Estamos na saldanha Marinho 1050 - Curitiba/Batel


    Benefícios do pilates para corredores