BLOG

  • Hipertensos podem praticar Pilates?

    A pressão arterial surge como resultado da força exercida pelo fluxo sanguíneo contra as paredes das artérias. Portanto, ela é uma combinação de fatores relacionados ao débito cardíaco e à resistência vascular periférica. O Pilates para hipertensão é uma opção de tratamento para esta doença.

     

    Existem outros fatores que podem determinar o aumento ou diminuição da pressão, incluindo:

     

    ·      Retorno venoso;

    ·      Frequência cardíaca;

    ·      Volume sanguíneo;

    ·      Contratilidade e relaxamento do miocárdio.



    Resultado de imagem para hipertensos



    Pilates para Hipertensos

    O método Pilates é um forma excelente para quem tem problemas cardíacos, inclusive hipertensão! Sua execução melhora o fluxo de sangue nos vasos e melhora o retorno venoso dos membros inferiores. Se o fluxo de sangue está melhor, o miocárdio precisa esforçar-se menos para bombear e retornar todo o sangue, diminuindo o estresse cardíaco.

    Alguns boatos a respeito do Pilates dizem que ele não deveria ser usado com pacientes hipertensos, mas eles não passam de boatos. O uso do Método não aumenta a pressão arterial, apesar de ser um exercício de força.


    Como o Pilates preza pela boa execução, não pela intensidade do movimento, costumamos trabalhar com um número pequeno de repetições. Além disso, usamos a respiração para desenvolver as aulas, e ela auxilia o paciente hipertenso a não sofrer aumento de pressão.


    A respiração tem mais uma vantagem: esse aprendizado ultrapassa a aula. Hipertensos sofrem com apneia do sono, algo que diminui muito depois de começar a prática do Pilates e aprender a respirar direito.


    Quem pratica Pilates também sabe que, apesar de incentivar o fortalecimento, ele proporciona relaxamento muscular. O alívio das tensões combinado ao fortalecimento de grandes grupos musculares auxilia muito os pacientes hipertensos.


    O Pilates para hipertensão é excelente para quem deseja manter uma vida mais saudável. Porém, tem que seguir o tratamento corretamente para colher todos os benefícios.


    Fonte: https://blogpilates.com.br/podemos-usar-pilates-para-hipertensao-entenda-os-motivos/


    Agende sua aula experimental

     pelo whatsapp

     (41) 99133-4396 ou (41) 3027-3237

    Estamos na saldanha Marinho 1050 - Curitiba/Batel

    Hipertensos podem praticar Pilates?