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  • Pilates para quem está se recuperando de um acidente ou cirurgia!

    O Pilates para quem está se recuperando de alguma cirurgia, acidente ou qualquer outro problema que tenha afetado a mobilidade e esteja causando dores musculares ou nas articulações é uma excelente opção, porém, é importante entender exatamente cada caso de uma maneira particular e como a atividade pode ajudar.

     

    O Pilates para quem está se recuperando ajuda?

     

    Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo, publicada em 2015, o Pilates é uma das atividades mais poderosas no que diz respeito à recuperação muscular e de articulações, inclusive no caso de quem sofreu algum acidente ou passou por cirurgias muito invasivas. 

    Isso porque a atividade trabalha os músculos de uma maneira generalizada e bastante intensa, porém, sem que haja um excesso de peso depositado neles, como acontece muitas vezes com a musculação ou outros exercícios sem aparelhos.

    O Pilates também corrige problemas de postura, algo importante para pessoas que estão em recuperação, seja muscular ou mesmo óssea, como é o caso de quem sofreu um acidente, por exemplo. 

     

    Cuidados importantes que você precisa após um acidente ou cirurgia

     

    Antes de começar a fazer o Pilates, é importante tomar alguns cuidados que podem ajudar a ter um treino melhor e até a se recuperar de maneira mais adequada. Confira abaixo:

     

    1- Siga orientações médicas

     

    É essencial que você siga à risca as orientações do seu médico, independente do quanto sinta vontade de se exercitar. Se perceber que uma atividade como o Pilates irá fazer bem para sua recuperação, converse com o seu médico e peça o aval dele para isso. 

    Jamais comece o exercício sem fazer isso, pois às vezes será preciso esperar mais um pouco até que seu corpo esteja pronto para retomar às atividades. Tenha sempre responsabilidade e se cuide antes de qualquer coisa!

     

    2- Avise o seu instrutor

     

    O Pilates para quem está se recuperando é diferente do treino comum, que costuma ser muito mais intenso e aumentar gradualmente conforme o aluno se sente mais preparado. 

    No caso de uma lesão ou cirurgia, o seu instrutor deve saber das suas limitações para que o treino não tenha nenhum excesso e possa te causar mais mal do que bem.

    Por isso, informe o studio e jamais faça nada além daquilo que sua mobilidade permite. Mesmo que você queira emagrecer ou criar músculos, só faça isso respeitando o seu corpo. 

     

    3- Faça exames periódicos

     

    Se após a sua cirurgia ou acidente o Pilates esteja ajudando, ainda assim é importante realizar exames para saber como anda a sua saúde uma forma geral. Veja se as lesões estão sendo curadas e continue o acompanhamento médico conforme o calendário estipulado por ele. 

    Lembre-se, mais uma vez, de pegar leve com o seu corpo e ir aos poucos. É melhor evoluir dia após dia do que sofrer com uma nova lesão por causa dos excessos. 

     Fonte:https://blog.purepilates.com.br/pilates-para-quem-esta-se-recuperando/



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