BLOG

  • Pilates e alimentação - prevenção do câncer

    Pilates e alimentação como os dois podem trabalhar juntos na prevenção do câncer?

     

    Uma alimentação adequada traz inúmeros benefícios e é a base para uma vida saudável. Além de essencial na manutenção da saúde, ajuda na longevidade, no fortalecimento das defesas do organismo, no fornecimento de energia para as diversas atividades diárias e atua na prevenção de doenças, incluindo o câncer.

    Além da alimentação, os exercícios físicos, como o Pilates, também atuam na prevenção do câncer ao promover equilíbrio nos níveis dos hormônios, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a manter um peso adequado e acelerar o trânsito intestinal.

    Portanto, a adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de Pilates, junto a um peso adequado, poderia evitar, ou mesmo retardar casos de câncer.

     

    O que a alimentação pode fazer?

     

    A alimentação adequada, rica em nutrientes encontrados em frutas e legumes, feijões, cereais integrais e pobre em alimentos industrializados, prontos para o consumo, é capaz de prevenir aproximadamente 4 milhões de novos casos de câncer por ano no mundo.

    Pesquisas apontam que vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes encontradas em frutas e legumes previnem diversos tipos de câncer, como de mama pós-menopausa, de intestino (cólon) e de endométrio.

     

    Pilates na prevenção do Câncer

     

      Não é somente a alimentação adequada que previne o surgimento de câncer. Sabe-se que o descontrole nos níveis de estrogênio e alguns outros hormônios podem contribuir para o desenvolvimento de alguns tipos da doença. Praticar atividade física, como o Pilates, controla os níveis de estrogênio no sangue e equilibra os hormônios como um todo.

     

      Além disso, praticar Pilates reduz a resistência à insulina, além de otimizar o trânsito intestinal, diminuindo o tempo de contato de substâncias promotoras de câncer com as células. A prática do Método também auxilia no controle de um peso corporal adequado, no fortalecimento do sistema imunológico e nos afasta do tempo excessivo sentado em frente à televisão ou computador.

      Além de auxiliar na prevenção, o Pilates é de grande ajuda para quem já tem o diagnóstico de câncer e possui autorização médica para a prática.

      O câncer é uma doença que afeta globalmente o paciente e o Pilates traz consciência corporal, previne lesões, regula o sono, melhora aspectos físicos e emocionais. Além disso, o Método também alivia o estresse e a tensão, melhora a autoestima, promove o aumento da força e da capacidade respiratória, melhorando a capacidade funcional e a qualidade de vida.

     

    Conclusão

     

    São indiscutíveis os benefícios da prática do Pilates e da alimentação adequada para o organismo.

    Além da melhoria na qualidade de vida, a atividade física e a alimentação saudável e equilibrada são fatores de prevenção do câncer.

    Um cardápio diversificado, colorido e com no mínimo 5 porções diárias de verduras sem amido (berinjela, couve-flor, abobrinha, cenoura, quiabo, chuchu, folhas verdes) e frutas atuam na prevenção do câncer ao inibir a chegada de substâncias cancerígenas às células, além de auxiliar no reparo do DNA já danificado.


    Agende sua aula experimental pelo whatsapp (41) 99133-4396

     

    Estamos na saldanha Marinho 1050 - Curitiba/Batel



    Pilates e alimentação - prevenção do câncer