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  • Pilates no futebol: benefícios

    A modalidade criada por Joseph Pilates vem ganhando vários adeptos, inclusive atletas de alto rendimento, como jogadores de futebol. E o motivo são os inúmeros benefícios que o método pode proporcionar para os esportistas.

                                                                          

    E o futebol, como sendo uma das atividades esportivas que mais exige do atleta, fisicamente falando, requer um preparo físico especial.

     

    Para que você consiga ter uma ideia, um jogador profissional corre, em média, de 9 a 11 quilômetros, considerando uma partida normal de 90 minutos – e pode chegar até mais do que isso. É muita coisa, não?

     

    Mas o futebol e demais esportes envolvem muito mais do que isso. É força, resistência, agilidade, velocidade, equilíbrio, flexibilidade, respiração e uma série de outras coisas que poderíamos citar aqui.

     

    Como resultado, é importante que os jogadores façam uma atividade que trabalhe todos estes pontos – ou o máximo possível deles -, melhorando seu desempenho e prevenindo a ocorrência de lesões. E é aí que entra o pilates para atletas.

     

    Pilates no esporte

    Não é de hoje que sabemos que o Pilates envolve muito mais do que a prática de exercícios. O método trabalha a respiração, a concentração, o controle, o equilíbrio, a mente, a musculatura no geral, entre outras coisas.

    Embora o pilates para atleta não seja a solução para tudo, o método é um ótimo aliado, que se realizado em conjunto com demais atividades pode proporcionar melhorias no desempenho em geral.

    Além de ajudar a aprimorar o condicionamento físico do atleta, auxiliando em diversas funções, o pilates também atua prevenindo lesões e auxiliando na reabilitação de atletas lesionados.

    Confira abaixo alguns dos principais benefícios do pilates para atletas e veja como o método pode auxiliar jogadores de futebol e demais esportistas.


    4 benefícios do pilates para atletas

    Segundo a Costarricense, Karol Marenco, que é professora de dança e instrutora de pilates, “o pilates irá estimular o corpo a conquistar uma melhor forma física, potencializando suas capacidades e habilidades”. E os benefícios do pilates para atletas podem ser muitos. Confira alguns:

     

    Prevenção e recuperação de lesões

    Os atletas de alto rendimento, como corredores e jogadores de futebol, tem uma alta propensão de sofrer com lesões. Em razão disso, é importante procurar meios de evitá-las, minimizando o risco e a ocorrência.

     

    Melhora no desempenho

    Os atletas de alto rendimento, como corredores e jogadores de futebol, tem uma alta propensão de sofrer com lesões. Em razão disso, é importante procurar meios de evitá-las, minimizando o risco e a ocorrência.

    Trabalhando em conjunto a respiração, a musculatura, o equilíbrio e outros pontos importantes que já falamos anteriormente, o pilates funciona melhorando o desempenho dos atletas.

    Mais disposição

    A consciência corporal e a respiração atuam favorecendo o condicionamento físico do atleta, garantindo à ele mais disposição e resistência. No entanto, para que os benefícios sejam realmente notados e eficientes, é importante que o atleta pratique pilates frequentemente.

     

    Condicionamento físico

    Ainda segundo a Costarricense Karol Marenco, os benefícios do Pilates também são sentidos no condicionamento físico dos atletas, “pois o método é focado em estruturas de maior profundidade corporal, que envolvem os músculos estabilizadores, fazendo com que a condição física melhore a partir da musculatura profunda, influenciando o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo e postura, refletindo na sensação de bem-estar de cada um”.

     

    Outros benefícios

    Além dos benefícios acima, é possível citar outras formas que o pilates também beneficia jogadores de futebol e demais atletas de alto rendimento, como:

    • Melhora o equilíbrio, a movimentação e a força muscular;
    • Torna os movimentos mais eficientes;
    • Auxilia na estabilidade da musculatura;
    • Atua na correção da postura e no alinhamento corporal;
    • Melhora a consciência corporal;
    • Torna chutes mais eficientes, no caso de jogadores de futebol;
    • Acelera a recuperação das lesões;
    • Melhora a coordenação motora e a concentração.

     

    Conclusão

    pilates para atletas é uma ótima alternativa para complementar o treino esportivo ao qual eles são submetidos, proporcionando inúmeros benefícios para o seu desempenho pessoal e profissional.

    Além disso, o pilates trabalha o CORE, que é o centro da força do nosso corpo, responsável por manter a estabilidade da coluna, trabalhando músculos abdominais e paravertebrais. E, também por isso, o pilates ajuda a evitar que ocorram as lesões.

     

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